Pinheiro defende mais investimentos nos municípios
Em discurso no Senado nesta quinta-feira (15), o senador Walter Pinheiro (PT-BA) defendeu que o crescimento econômico nacional não pode estar dissociado da capacidade de execução e de investimentos nos municípios. “A política de crescimento não pode ficar limitada às desonerações tributárias”, disse.
O senador afirmou que o investimento local pode gerar incrementos em outras áreas. Ele citou a implantação de sistemas de água e saneamento na Bahia, e pediu mais ênfase na infraestrutura e um maior fortalecimento dos municípios. “Não há desenvolvimento do país sem investimento local”, disse.
Ele também elogiou a atuação do Banco Central e da presidente Dilma Rousseff no controle da inflação e na busca pelo crescimento econômico. Para Pinheiro, a recente pressão inflacionária foi temporária e não estrutural, servindo a “uma verdadeira avalanche nas leituras conjunturais sobre a economia”.
Lembrando a crise mundial da economia – a qual enfrentou enquanto secretário do Planejamento da Bahia em 2009 – Pinheiro afirmou que a confiança no Brasil permanece elevada, apesar de o país ter perdido investimentos externos. “Mas, ainda que atraia esse investimento externo, o fundamental é que a gente tenha capacidade de promover execução nesses Municípios para a gente superar, inclusive, essa ausência desses mercados”, disse o senador.
Ele citou ainda o crescimento de 0,2% da produção no Brasil do mês de junho, quando a Bahia pontuou com 5,9%, mas outros estados não tiveram crescimento. “Eu poderia até comemorar isoladamente no meu Estado, mas aí crescer na Bahia e não crescer no Norte do País não resolve o nosso problema. Nós não vivemos em ilhas ou vivemos a partir das ilhas; nós vivemos numa Federação”, argumentou.